Existe legislação para ruído gerado por veículos e não é complexa. Parece hipocrisia descarada, um grupo grande de motociclistas (mais de 40) com suas “suuuuuper” motos (contém ironia), ter escolta e passagem livre garantida pela polícia de trânsito, com a justificativa de “encontro do grupo tal”. A polícia que deveria reter as motos, faz bloqueio nos cruzamentos para permitir a passagem. Centenas de motoristas de carro e pedestres são obrigados pela polícia a parar e permitir a livre passagem de motos que deveriam ser apreendidas.
É uma tolice debater este assunto com policiais, advogados e motociclistas. Aliás, os policiais que fazem os bloqueios como citei, normalmente estão pilotando motos e advogados são em larga escala proprietários de motos “tipo Harley”. Principalmente os que tem mais de 50 anos e são obesos (contém muita ironia).
Mais tolice ainda é achar esse tipo de passeio legal, show ou coisa parecida. O mundo em 2023 marcha em outro sentido, mas, tem gente tola achando muito bom ver um grupo de motos barulhentas passando livremente num domingo pela manhã. O argumento que mais ouvi ao falar sobre isso foi: “tu estás com inveja porque não tens dinheiro para comprar uma igual e participar”. Como se em 2023 não seja uma grande tolice achar sinal de prosperidade financeira ter uma moto “tipo Harley”. A pessoa tola demora para perceber quando o mundo evoluiu e ela está ancorada nas emoções e sensações de um passado horroroso. Quase posso ver no subconsciente destas pessoas, um flash de filme ou série em que aparece uma personagem com aura da rebelde, estilosa ou poderosa, em uma moto dessas.
Somos todos tolos quando permitimos que a aplicação de uma lei seja negligenciada pelo agente de estado que deveria aplicá-la, justificando como: “ah pare de ser chato, é legal”. Hipocrisia é sintoma grave de tolice, para quem é e na mesma proporção para quem aplaude o hipócrita.
